Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  FRASES VERDADEIRAS ...  
  ESPINHOS REINANTES ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  SODOMA E GOMORRA, MONTE SINAI E S ...  
  O SANGUE NO ANTIGO E NOVO TESTAME ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 

O HOMEM CONFORME DIZ A BÍBLIA

Gênesis 1:26 e 27.

 

O que é o homem, como surgiu? Qual o objetivo de Deus em criar o homem?

O homem é um ser humano criado por Deus com o objetivo de povoar a terra, fora feito do pó da terra e como ainda não tinha vida, Deus concedeu-lhe alma e espírito (Gênesis 2:7) “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. Veja o que diz o profeta, (Zacarias 12:1) “PESO da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele”. Assim Deus formou o homem e se Deus retirar o espírito do homem ele volta ao pó como era, (Jó 34: 14 e 15) “Se ele pusesse o seu coração contra o homem, e recolhesse para si o seu espírito e o seu fôlego, Toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó”.

 

O homem ficou assim constituído: corpo, alma e espírito. Como o objetivo de Deus era a povoar a terra, Deus fez de uma de suas costelas (de Adão) uma companheira para que estivesse ao seu lado, uma mulher que se chamou Eva, como está escrito em (Gênesis 2:21, 22) “!Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar: E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão”.

Ordenando-lhes que se unissem, multiplicassem e povoasse a terra, para isso Deus fez um jardim, o Éden próximo aos rios Eufrates, Tigre, Giom, Pisom (Gênesis 2: 10 a 14). O homem tendo sido feito do pó e a mulher procedendo do homem, também veio do pó ainda que indiretamente porque foi feita da costela de Adão. Ambos foram dotados de alma e espírito sendo assim a imagem e semelhança de Deus.

 

Deus os colocara no jardim para cuidarem do mesmo e com uma única proibição; não comerem da árvore da ciência do bem e do mal. Dizem que Adão pecou ao relacionar-se com sua mulher, mas isso não tem fundamento, pois a ordem de Deus era para se unirem e se multiplicarem, e isso é obvio que a multiplicação se realiza através do sexo. O erro de ambos foi caírem no engano de Satanás, comendo da árvore proibida. Se examinarmos bem vamos notar que o querubim ungido (Satanás) pecou querendo ser igual a Deus e o pecado do casal foi o mesmo, isto é, orgulho, prepotência e o desejo de se igualar a Deus (Gênesis 3: 5). Assim o nobre casal caiu em pecado perdendo toda nobreza e todas as prerrogativas que antes possuíam que eram a imagem e semelhança de Deus – (Gênesis 1: 27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”.

 

Deus, todavia prometeu enviar um Remidor para remir a raça humana pagando o preço para tal, pois o homem havia pecado e o salário do pecado é a morte, então com a morte o corpo volta ao pó (Eclesiastes 3:20) e a alma será lançada no inferno pela desobediência. O homem introduziu o pecado no mundo e assim todos pecaram em Adão e destituídos foram da glória de Deus (Romanos 3: 23). Assim o Deus homem Jesus veio trazendo misericórdia, perdão, graça e salvação a todos os que crêem e é só em Jesus que o ser humano pode tornar a rever as prerrogativas perdidas e voltar a ser a imagem e semelhança de Deus, porque o homem sem Cristo é menos do que nada (Isaias 10: 17 a 23). Em Cristo ele se torna nova criatura pela misericórdia e graça de Jesus.

 

A pessoa tem que ter humildade para se humilhar diante de Deus e tem que amar o seu próximo, pois somos feito do pó, nossa vida e como um conto ligeiro, quando eu estava com vinte anos, recentemente casado fui trabalhar como torneiro mecânico em uma usina de açúcar não conhecia ninguém naquela região, eu era fraco de estrutura física, tinha pouca força, mas como torneiro não havia problemas para executar minha profissão, foi então que um senhor já de idade que ali trabalhava dirigiu-se a mim e me perguntou; você conhece alguém aqui: Não lhe respondi. Ele então me preveniu; cuidado com esse homem que trabalha nas moendas que ele gosta de se mostrar porque ele tem muita força, aqui ele é o único que consegue levantar um mancal de bronze que esta no corredor ao lado, ele desfaz dos outros, gosta de humilhar seus semelhantes, podes estar certo que ele virá lhe procurar.

 

Passados alguns dias o referido veio até onde eu estava e me disse:- Você tem força bastante para levantar o mancal de bronze? Eu lhe respondi; não, não tenho força, sou fraquinho, isso é para o senhor que é muito forte, ele me chamou e levantou o mancal para eu ver, disse lhe eu; meus parabéns, o senhor é mesmo forte, ele olhando para mim disse-me; você gosta de caldo de cana? Sim gosto, lhe respondi, porém eu fui informado que nós funcionários não podemos tomar e nem levar caldo de cana para nossas casas, ele sorriu e me disse que trouxesse uma vasilha que ele me daria caldo de cana pois ele respondia pelas moendas e esse problema era com ele. Naquele mesmo dia levei caldo de cana para casa. Ele fez\ amizades comigo, em nada me humilhou, porém dois dias depois, logo cedo ele me disse que estava com dor do lado esquerdo de seu abdômen numa pequena região, com a ponta de um dedo, seu semblante estava desfigurado, mas continuava trabalhando. Após o almoço ele já não estava no trabalho havia sido levado ao hospital, no dia seguinte ele estava sendo sepultado. O que adiantou tanta força, tanta prepotência. Eu pela misericórdia de Jesus Cristo ainda estou aqui com meu 78 anos, porém sei perfeitamente só Jesus pode nos fazer vencedores. Amigo leitor coloca em seu coração; que o homem sem Deus não é nada e Deus sem o homem continua sendo Deus. Ame a Deus e ao próximo como a ti mesmo e viva em novidade de vida se afastando dos costumes mundanos.

Hoje, infelizmente ainda se vêem muitos com os mesmos pecados, nas vaidades, no orgulho, nas grandezas e muitos querendo ser iguais a Deus. Hoje o espírito de grandeza e orgulho ainda domina muitos corações não ama o seu semelhante pensando em ser alguma coisa. Mas Jesus disse: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. ELE nos amou primeiro.Volte a ter a imagem e semelhança de Deus dentro do padrão bíblico aceitando a Cristo e não se importando com as grandezas de hoje.

Leia a Bíblia e creia em Cristo.

Pr. Ismar Vieira Malta.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE TEXTO

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2014 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí